O que é a ISO 39001?

A ISO 39001 é uma norma internacional, criada em 2012 e traduzida em 2015 para o português, que estabelece critérios para implementação de Sistemas de Gestão da Segurança Viária. Tem por objetivo reduzir e eliminar mortes e acidentes com lesões graves no trânsito a nível urbano, intermunicipal e interestadual, tanto para transporte de cargas quanto passageiros. A norma é para qualquer empresa que utilize as vias como operação para seu negócio.

A ISO 39001 surgiu da necessidade de reduzir o número de mortes e acidentes graves no Sistema Viário em todo o Mundo. Ela tem como escopo mandatório, especificar os requisitos para um sistema de gestão que permita a uma organização que interage com o sistema viário, reduzir mortes e ferimentos graves em acidentes de trânsito.

O que é a segurança viária?

Segundo a Norma ISO 39001 são os fatores e condições relacionados aos acidentes ou incidentes de trânsito que tenham um impacto, ou potencial para impacto, na morte ou lesões graves nos usuários das vias.

Esta norma, como as demais Normas da ISO, foi escrita e desenhada para atender aos requisitos de um sistema de gestão facilmente integrado com as demais Normas do Sistema ISO, pois foi elaborada com o conceito de Alto Nível.

Com a inclusão da necessidade de explicitar o Contexto da Organização e bem detalhado pela Norma ABNT NBR ISO 39001:2015, as empresas conseguem demonstrar claramente onde estão inseridas no mercado de atuação, tamanho, estrutura, localização, natureza, escala e complexidade das operações, modelo de negócio, suas partes interessadas, bem como a participação efetiva da Alta Direção para o seu Direcionamento Estratégico.

Confira os Benefícios da Certificação ISO 39001:2015

  • Diminuição de acidentes de trânsito;
  • Fortalecimento da marca da empresa;
  • Valorização de seus colaboradores;
  • Redução de Custos com Combustível;
  • Redução de danos, avarias e abalroamento;
  • Gestão de seus riscos e perigos;
  • Possibilidade de redução de valores e prêmios;
  • Redução de danos, avarias e abalroamento;
  • Responsabilidade Social;
  • Reconhecimento no mercado.